CVM · Colegiado · 26/01/2021
Oferta pública
Recurso (Decisão do Colegiado) nº 19957.000001/2021-16
Inteiro teor
32.756 caracteres transcritos do PDF oficial · 1 peça
RECURSO CONTRA ENTENDIMENTO DA SRE - CONSULTA SOBRE APROVAÇÕES SOCIETÁRIAS PARA EMISSÕES DE CRI E CRA – TRUE SECURITIZADORA S.A. – PROC. SEI 19957.000001/2021-16
Trata-se de recurso interposto por True Securitizadora S.A. ("Recorrente" ou “True”) contra entendimento da Superintendência de Registro de Valores Mobiliários – SRE, que, nos termos do Relatório nº 42/2020-CVM/SRE/GER-1 (“Relatório 42”), em resposta à consulta formulada pela Recorrente, considerou necessário que cada emissão específica de Certificados de Recebíveis Imobiliários (“CRI”) e Certificados de Recebíveis do Agronegócio (“CRA”) deva ser objeto de deliberação também específica, tomada pelos órgãos societários competentes, não sendo possível realizar emissões dos referidos valores mobiliários, quando objeto de oferta pública, com base em deliberação ampla relativa ao montante máximo de emissões que a companhia securitizadora poderia fazer, sem tratar das características específicas de cada emissão. Nos termos da consulta, a Recorrente indagou se para fins de cumprimento do item 6, do Anexo II, da Instrução CVM nº 400/2003, a True deveria apresentar uma aprovação societária específica para cada emissão ou poderia seguir com as disposições do seu Estatuto Social que dispensam a necessidade de uma deliberação societária específica. No recurso, a Recorrente expressou entendimento de que não necessitaria de nenhuma aprovação societária específica para as suas emissões de CRA e de CRI, sustentando, em síntese, que:
(i) a Instrução CVM nº 400/2003 dispõe em seu Anexo II os documentos e informações exigidos para registro de oferta pública de distribuição de valores mobiliários, dentre os quais estão as aprovações societárias pertinentes, apenas se aplicáveis; (ii) a legislação específica que versa sobre CRI (Lei nº 9.514/1997) e CRA (Lei nº 11.076/2004) não tem nenhuma disposição acerca da aprovação das emissões; (iii) por não haver ordem legal ou estatutária para a realização de uma deliberação societária específica para cada emissão de CRI ou CRA objeto de oferta pública, apenas uma deliberação global, que no seu caso permite a emissão de até R$ 50 bilhões nesses valores mobiliários, a aprovação societária seria suficiente para todas as suas emissão de CRI ou CRA até o referido limite; (iv) a realização de uma deliberação societária não conferiria segurança adicional aos investidores e ao mercado de capitais, pois a assinatura do próprio Termo de Securitização pelos representantes da True, conforme cláusula de representação constante do seu Estatuto Social, já obrigaria a True aos termos pactuados na respectiva emissão; e (v) a manutenção de exigências neste sentido poderia gerar um custo desnecessário decorrente da formalização do ato societário e um atraso no processo de registro da respectiva emissão na CVM.
Em análise consubstanciada no Ofício Interno nº 4/2021/CVM/SRE/GER-1, a SRE destacou que o recurso não trouxe novos elementos que levassem à reforma do entendimento exposto por meio do Relatório 42, qual seja, que um ato deliberativo específico para cada emissão de CRI ou CRA é exigível pela Instrução CVM nº 400/2003, além de ser este o ato que determina as características de cada emissão a ser realizada, tais como quantidade, preço, montante, quantidade mínima, bem como deve descrever os procedimentos a serem adotados em situações específicas, como no caso de distribuição parcial. De acordo com a área técnica, a despeito de o Termo de Securitização de fato contar com as informações exigíveis para o ato que aprova a emissão e a oferta, conforme afirmado pela Recorrente, trata-se de documento que materializa a emissão dos CRI e CRA e, por esse motivo, é formalizado dias antes do registro da distribuição, após concluído o procedimento de coleta de intenções de investimento, quando for o caso. Dessa forma, conforme destacou a SRE, nas ofertas em que há, por exemplo, a possibilidade de distribuição parcial, cujo atingimento da quantidade mínima se verifica ao longo do procedimento de coleta de intenções de investimento, o investidor estaria tomando sua decisão sobre oferta parcial, nos termos do art. 31 da Instrução CVM nº 400/2003, com base em características ainda não devidamente formalizadas para a oferta, trazendo insegurança jurídica para o processo.
Pelo exposto, a SRE manteve o entendimento de que cada emissão específica de CRI e CRA deve ser objeto de deliberação também específica, tomada pelos órgãos societários competentes, não sendo suficiente haver uma deliberação ampla para emissão dos referidos valores mobiliários quando objeto de oferta pública e a formalização das características específicas de cada emissão, nesses casos, unicamente por meio do Termo de Securitização. O Colegiado, por unanimidade, divergindo do entendimento da área técnica e acolhendo os bem fundamentados argumentos trazidos pela Recorrente, deliberou pelo provimento do recurso. Anexos MANIFESTAÇÃO DA ÁREA TÉCNICA
Manifestação da Área Técnica
COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS
Rua Sete de Setembro, 111/2-5º e 23-34º Andares, Centro, Rio de Janeiro/RJ – CEP: 20050-901 – Brasil - Tel.: (21) 35548686
Rua Cincinato Braga, 340/2º, 3º e 4º Andares, Bela Vista, São Paulo/ SP – CEP: 01333-010 – Brasil - Tel.: (11) 21462000
SCN Q.02 – Bl. A – Ed. Corporate Financial Center, S.404/4º Andar, Brasília/DF – CEP: 70712-900 – Brasil -Tel.: (61)
3327-2030/2031
www.cvm.gov.br
Ofício Interno nº 4/2021/CVM/SRE/GER-1
Rio de Janeiro, 19 de janeiro de 2021.
Ao Senhor Superintendente de Registro de Valores Mobiliários (SRE)
Assunto: Recurso contra entendimento da SRE - Consulta sobre
aprovações societárias para emissões de CRI e CRA - Processo CVM nº
19957.000001/2021-16
Senhor Superintendente,
I. Introdução
1. Trata-se de interposição de recurso ("Recurso", doc. SEI
nº 1170306) elaborado por True Securitizadora S.A. ("Recorrente"), contra
entendimento desta Superintendência que, em resposta à consulta formulada pela
Recorrente, considerou necessário que cada emissão específica de CRI e CRA deva
ser objeto de deliberação também específica, tomada pelos órgãos societários
competentes, não sendo possível realizar emissões dos referidos valores
mobiliários, quando objeto de oferta pública, com base em deliberação ampla
relativa ao montante máximo de emissões que a companhia securitizadora
poderia fazer, sem tratar das características específicas de cada emissão.
2. Cumpre mencionar que a decisão ora recorrida foi consubstanciada no
Relatório nº 42/2020-CVM/SRE/GER-1 (“Relatório”, doc. SEI nº 1171721), após
análise realizada no âmbito do Processo CVM nº 19957.002215/201911 (“Processo de Consulta”), e comunicada à Recorrente por meio do Ofício nº
452/2020/CVM/SRE/GER-1 ("Ofício", doc. SEI nº 1171736)
3. Assim, conforme será visto na seção seguinte, a Recorrente expressa,
no Recurso, seu entendimento de que não necessitaria de nenhuma aprovação
societária específica para as suas emissões de CRA e de CRI.
II. Alegações da Recorrente
Ofício Interno 4 (1179341) SEI 19957.000001/2021-16 / pg. 1
4. De modo a fundamentar seu pleito, a Recorrente apresentou os
argumentos abaixo transcritos, com os grifos originais:
"(...)
I – DOS FATOS QUE ORIGINARAM ESSE RECURSO
1 A principal atividade econômica da TRUE envolve a aquisição e
securitização de creditórios oriundos de operações imobiliárias e
agrárias, mediante posterior emissão, colocação e distribuição no
mercado financeiro, de CRI’s e de CRA’s, conforme redação do
objeto social disposta no Estatuto Social, transcrita abaixo:
“Artigo 3º. A Companhia tem por objeto social (i) securitização
de créditos oriundos de operações imobiliárias e securitização
de direitos creditórios do agronegócio, assim compreendida a
compra, venda e prestação de garantias em créditos
hipotecários e imobiliários, bem como em direitos creditórios do
agronegócio; (ii) a aquisição de créditos imobiliários, direitos
creditórios do agronegócio e de títulos e valores mobiliários; (iii)
a emissão, colocação e distribuição no mercado financeiro, de
Certificados de Recebíveis Imobiliários (“CRI’s”) e de
Certificados de Recebíveis do Agronegócio (“CRA’s”), podendo
realizar a emissão e colocação de outros títulos e/ou valores
mobiliários; (iv) a prestação de serviços e realização de outros
negócios relacionados ao mercado secundário de créditos
imobiliários e de direitos creditórios do agronegócio,
especialmente à securitização de tais créditos imobiliários e
direitos creditórios do agronegócio, nos termos da Lei nº. 9.514,
de 20 de novembro de 1997, da Lei nº. 11.076, de 30 de
dezembro de 2004 e outras disposições legais aplicáveis; (v) a
realização de operações de hedge em mercados
derivativos visando à cobertura de riscos na sua carteira de
créditos imobiliários e de direitos creditórios do agronegócio.”
2 Adicionalmente, o parágrafo 3º, do artigo 21, do Estatuto Social da
TRUE indica que não será necessário realizar uma aprovação
societária específica para cada emissão de CRA e de CRI, conforme
disposto abaixo:
"Parágrafo 3º. As emissões de CRA's e de CRI's, que venham a
ter o regime fiduciário instituído com a consequente criação do
patrimônio separado, não dependem de qualquer aprovação
societária específica, cabendo apenas a assinatura dos
diretores e/ou dos procuradores da Companhia, conforme regra
de representação constante do caput do Artigo 21 acima."
3 A Diretoria da TRUE aprovou um limite global de
R$50.000.000.000,00 para emissão de cada um dos valores
mobiliários: CRI’s e CRA’s, cuja ata de reunião de Diretoria consta
anexa a esta CONSULTA, dispensando, ainda, a realização de
qualquer deliberação societária específica.
4 Ocorre que, na prática, tem sido exigido da TRUE a realização de
uma deliberação societária específica para cada emissão de CRA e
de CRI (normalmente uma reunião de diretoria), para fins do
cumprimento do requisito disposto no item 6, do Anexo II, da
Instrução CVM 400, ainda que isso não seja exigido no seu Estatuto
Ofício Interno 4 (1179341) SEI 19957.000001/2021-16 / pg. 2
Social e que este dispense a formalização de aprovações societárias
específicas.
5. Em 15 de fevereiro de 2020 a TRUE protocolou a Consulta
indagando se para fins de cumprimento do item 6, do Anexo II, da
Instrução CVM 400 a TRUE deveria apresentar uma aprovação
societária específica para cada emissão ou poderia seguir com as
disposições do seu Estatuto Social que dispensam a necessidade de
uma deliberação societária específica.
6. No dia 07 de dezembro de 2020 a SRE encaminhou o Ofício
reiterando a necessidade de uma aprovação societária para cada
emissão de CRA ou de CRI, conforme transcrição abaixo:
“após análise realizada nos termos do Relatório nº 42/2020CVM/SRE/GER-1 (anexo), verificamos que os dispositivos que
tratam da necessidade de constarem informações relativas às
deliberações ou aprovações societárias na documentação de
uma oferta dão a entender que cada emissão ou distribuição
deve ter uma deliberação específica, mesmo havendo um limite
global para emissão dos referidos valores mobiliários, uma vez
que mencionam características especificas de cada emissão
como quantidade, preço, montante, bem como quantidade
mínima de valores mobiliários ou o montante mínimo de
recursos para os quais será mantida a oferta pública, de onde
se conclui que cada emissão específica de CRI e CRA deve ser
objeto de deliberação também específica, tomada pelos órgãos
societários competentes, não sendo suficiente haver uma
deliberação ampla para emissão dos referidos valores
mobiliários quando objeto de oferta pública.”
II – DA OPINIÃO DA TRUE
7 É opinião da TRUE que não é necessária nenhuma deliberação
societária específica para a emissão de CRI e de CRA, conforme
argumentos expostos abaixo.
8 Inicialmente, vale indicar que a Instrução CVM 400 dispõe em seu
Anexo II os documentos e informações exigidos para registro de
oferta pública de distribuição de valores mobiliários, dentre os quais
estão as aprovações societárias pertinentes, apenas se aplicáveis,
conforme verifica-se abaixo pela leitura do referido dispositivo:
“6. cópia da deliberação sobre a aprovação de programa ou
sobre a emissão ou distribuição dos valores mobiliários
tomada pelos órgãos societários competentes do
ofertante e das decisões administrativas exigíveis, com todos
os documentos que fizeram ou serviram de base para as
referidas deliberações, bem como dos respectivos anúncios de
convocação, se for o caso” (grifos nossos)
9 É importante ressaltar que a legislação específica que versa sobre
os valores mobiliários em pauta: CRI’s (Lei nº 9.514 de 20 de
novembro de 1997) e CRA’s (Lei nº 11.076 de 30 de dezembro de
2004) não tem nenhuma disposição acerca da aprovação das
emissões, diferentemente das debêntures, por exemplo, cuja
legislação impõe a realização de uma deliberação societária
específica, nos termos do artigo 59 da Lei nº 6.404 de 15 de
Ofício Interno 4 (1179341) SEI 19957.000001/2021-16 / pg. 3
dezembro de 1976.
10 Em virtude da inexistência de previsão legal específica o Estatuto
Social da TRUE deveria prevalecer no que se refere ao processo
societário para a emissão de CRA e de CRI.
11 Adicionalmente, a realização de uma deliberação societária não
confere nenhuma segurança adicional aos investidores e ao
mercado de capitais, pois a assinatura do próprio Termo de
Securitização pelos representantes da TRUE, conforme cláusula de
representação constante do seu Estatuto Social, já obrigaria a TRUE
aos termos pactuados na respectiva emissão.
12 Ainda, considerando a tendência atual de que a regulamentação
aplicável às companhias securitizadoras seja semelhante à
regulamentação dos administradores de fundos de investimento,
não faria sentido exigir uma deliberação societária específica para
cada nova operação assumida pela TRUE. Pois, cabe ressaltar que os
administradores de fundos de investimento ao aceitar a
administração de um novo fundo de investimento não necessitam de
uma deliberação societária específica.
13. Além disso, a manutenção de exigências neste sentido
(aprovações societárias específicas para a atividade principal da
TRUE que é a emissão de CRA e de CRI) pode gerar um custo
desnecessário decorrente da formalização do ato societário e um
atraso no processo de registro da respectiva emissão na CVM (pois a
Junta Comercial pode atrasar o deferimento do ato societário,
inviabilizando a concessão do registro pela CVM).
14 Ressalta-se, ainda, que a própria CVM tem se preocupado em
reduzir os custos e manter o mercado de capitais brasileiro dinâmico
e pouco oneroso ao emissor e, consequentemente, às companhias e
aos investidores.
15 Um nítido exemplo dessa postura da CVM foi a publicação da
Instrução CVM nº 604 de 13 de dezembro de 2018, fruto do Projeto
de Redução de Custo de Observância, a qual altera 16 Instruções da
CVM e revoga outras 5 Instruções, a fim de reduzir custos,
burocracias e ineficiências do mercado de capitais brasileiro.
16 Nesse sentido, o próprio Presidente da CVM, Marcelo Barbosa,
afirmou que:
“Um mercado de capitais ganha em competitividade quando
suas regras, além de oferecerem proteção adequada aos
investidores, são claras e não impõem aos seus participantes
ônus desproporcionais aos benefícios que a regulação procura
oferecer”[1].
17. Adicionalmente, cabe ressaltar que o Edital da Audiência Pública
SDM Nº 05/2020 que pretende resultar na edição de novo normativo
para regulamentar as companhias securitizadoras (“Edital da
Audiência Pública”), reconhece que as companhias securitizadoras
carecem de uma regulamentação específica e que a
regulamentação exigida para as companhias abertas não
necessariamente seria a mais adequada para a sua regulação.
18. No âmbito do Edital da Audiência Pública a própria CVM
Ofício Interno 4 (1179341) SEI 19957.000001/2021-16 / pg. 4
reconhece que as companhias securitizadoras teriam características
semelhantes ao das administradoras de carteira de fundos de
investimentos. Esse fato reforça ainda mais a opinião da TRUE dado
que nenhuma administradora de recurso necessita editar
deliberação societária específica de forma a assumir a
administração de um fundo de investimento. Assim, se o regime
jurídico das companhias securitizadoras deve ser semelhante ao
regime jurídico das administradoras de fundos de investimento,
porque seria necessária uma aprovação societária da companhia
securitizadora para cada emissão? O que se exige de cada fundo de
investimento seria uma deliberação do próprio fundo de
investimento e não uma deliberação da respectiva administradora
do fundo de investimento. Nesse sentido, o próprio Termo de
Securitização deveria prever a manifestação de vontade da
companhia securitizadora acerca da emissão respectiva.
III – DO RECURSO
Em função dos argumentos acima a TRUE, respeitosamente, solicita
que essa SRE reconsidere a sua opinião manifestada no Ofício,
reconhecendo que a TRUE não necessita de nenhuma aprovação
societária específica para as suas emissões de CRA e de CRI.
Caso, mesmo assim, essa SRE mantenha a sua opinião manifestada
no Ofício, a TRUE solicita que a questão seja submetida ao Colegiado
da CVM nos termos da Deliberação CVM 463.
(...)"
III. Nossas Considerações
5. Conforme se verifica do teor do Recurso, a Recorrente alega que, por
não haver ordem legal ou estatutária para a realização de uma deliberação
societária específica para cada emissão de CRI ou CRA objeto de oferta pública,
apenas uma deliberação global, que no seu caso permite a emissão de até R$ 50
bilhões nesses valores mobiliários, seria aprovação societária suficiente para todas
as suas emissão de CRI ou CRA até o referido limite.
6. Nesse sentido, é contestada a interpretação desta área técnica acerca
da necessidade de haver uma aprovação societária específica para cada emissão
de CRI ou CRA objeto de oferta pública.
7. Adiante, cabe destacar nosso entendimento, exposto no Relatório,
sobre as questões levantadas pela Recorrente:
"5. Os CRI foram criados por meio da Lei Nº 9.514/97 (“Lei 9.514”),
que institui, por exemplo, que tais títulos devem ser lastreados por
créditos imobiliários, que são de emissão exclusiva de companhias
securitizadoras e, ainda, apresenta as características que devem
constar desses títulos.
6. Referida Lei ainda estipula, em seu art. 8º, que a securitização de
créditos imobiliários deve ser feita mediante Termo de Securitização
de Créditos com os elementos lá indicados.
7. A CVM, por sua vez, normatizou as ofertas públicas de distribuição
de CRI por meio da Instrução CVM nº 414/04 (“Instrução CVM 414”),
fazendo constar, inclusive, a necessidade de averbação ou registro,
conforme o caso, do Termo de Securitização de Créditos.
Ofício Interno 4 (1179341) SEI 19957.000001/2021-16 / pg. 5
8. Destaque-se que o Termo de Securitização de Créditos deve
observar os requisitos constantes do Anexo III da Instrução CVM 414.
9. Os CRA, por sua vez, foram criados por meio da Lei nº 11.076/04
(“Lei 11.076”), que apresenta as características que esse título deve
ter e os elementos que devem constar do mesmo, nos termos dos
arts. 23, 40 e seguintes da referida Lei.
10. A regulação das ofertas públicas de CRA, por sua vez, foi
instituída por meio da Instrução CVM nº 600/18, que prevê, inclusive,
as responsabilidades da companhia securitizadora que, nos termos
do art. 16 da referida norma, inclui “as atividades de
monitoramento, controle e processamento dos ativos e
compromissos vinculados à emissão, bem como de cobrança dos
direitos creditórios”.
11. Além das Leis e Instruções específicas, as ofertas públicas de CRI
e CRA quando realizadas com esforços amplos de distribuição,
devem observar a Instrução CVM nº 400/03 (“Instrução CVM 400”)
que, conforme já citado, estipula a necessidade, no item 6 de seu
Anexo II, de “cópia da deliberação sobre a aprovação de programa
ou sobre a emissão ou distribuição dos valores mobiliários tomada
pelos órgãos societários competentes do ofertante e das decisões
administrativas exigíveis, com todos os documentos que fizeram ou
serviram de base para as referidas deliberações, bem como dos
respectivos anúncios de convocação, se for o caso.”
12. Na Instrução CVM 400 consta, ainda, a necessidade de informar
a deliberação que aprovou a emissão em questão na capa do
Prospecto, nos seguintes termos de seu Anexo III:
“EMISSÃO DE ......... (DE) [VALORES MOBILIÁRIOS] .........
(QUANTIDADE) (TÍTULO, ESPÉCIE, FORMA E CLASSE) [DO VALOR
NOMINAL DE ......... (SEM VALOR NOMINAL)], AO PREÇO UNITÁRIO
DE ......... , DELIBERADA PELA AGE/RCA DE ......... DE .........DE
......... (RE-RATIFICADA PELA AGE/RCA DE ......... DE ......... DE
.........), CONFORME ATA(S) PUBLICADA(S) NO(S) JORNAL(IS)
......... DE ......... SOBRAS A SEREM DISTRIBUÍDAS NO MERCADO
......... QUANTIDADE MÍNIMA DE SOBRAS A SEREM DISTRIBUÍDAS NO
MERCADO .....” (grifo nosso)
13. Além disso, outras seções do Anexo III da Instrução CVM 400
exigem informações quanto à deliberação que autorizou a emissão
ou a distribuição de valores mobiliários em questão:
“3.2.1 Descrição da Oferta e dos Valores Mobiliários a serem
emitidos, incluindo, no mínimo, informações relativas:
(...)
3.2.1.3 às autorizações societárias necessárias à emissão ou
distribuição dos valores mobiliários, identificando os órgãos
deliberativos responsáveis e as respectivas reuniões em que foi
aprovada a operação;
(...)
10. ATA DA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA OU DA
REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO QUE
DELIBEROU A EMISSÃO.”
Ofício Interno 4 (1179341) SEI 19957.000001/2021-16 / pg. 6
14. Cumpre mencionar ainda o conteúdo do art. 30 da Instrução
CVM 400, o qual prevê que:
"Art. 30. O ato societário que deliberar sobre a oferta pública
deverá dispor sobre o tratamento a ser dado no caso de não
haver a distribuição total dos valores mobiliários previstos para
a oferta pública ou a captação do montante total previsto para
a oferta pública, tendo como referência a deliberação que fixar
a quantidade final de valores mobiliários a serem ofertados ou
o montante final a ser captado com a oferta pública,
especificando, se for o caso, a quantidade mínima de valores
mobiliários ou o montante mínimo de recursos para os quais
será mantida a oferta pública."
15. Da leitura dos dispositivos legais e normativos
supramencionados, vê-se que na regulação própria dos CRI e dos
CRA não consta nenhum requisito específico que indique a
necessidade de realização, pela companhia securitizadora, de ato
deliberativo específico para cada emissão ou distribuição.
16. Contudo, os requisitos normativos a serem observados para
realização de ofertas públicas de valores mobiliários, por meio
Instrução CVM 400, estabelecem a necessidade de uma decisão
administrativa exigível para cada emissão, o que poderia ser uma
decisão de diretoria ou de conselho de administração autorizando
cada emissão específica com base em um limite global aprovado
anteriormente para emissão dos valores mobiliários.
17. Nesse sentido, os dispositivos que tratam da necessidade de
constarem informações relativas às deliberações ou aprovações
societárias na documentação de uma oferta dão a entender que
cada emissão ou distribuição deve ter uma deliberação específica,
mesmo havendo um limite global para emissão dos referidos valores
mobiliários, uma vez que mencionam características específicas de
cada emissão como quantidade, preço, montante, bem como
quantidade mínima de valores mobiliários ou o montante mínimo de
recursos para os quais será mantida a oferta pública.
18. Desse modo, resta claro que apenas uma deliberação global com
a informação sobre o montante máximo de CRI ou CRA que
poderiam ser emitidos não atende aos requisitos da Instrução CVM
400, pois as informações específicas quanto às aprovações
societárias e deliberativas de cada emissão ou distribuição de
valores mobiliários deveriam constar da documentação da oferta
pública.
19. Corrobora o entendimento supra a alteração que foi promovida
no art. 7º da Instrução CVM 414 com o advento da Instrução CVM nº
443/06. Originalmente, referido art. 7º exigia o quanto segue:
"Art. 7º O pedido de registro de oferta pública de
distribuição será apresentado à CVM pela companhia
securitizadora, em conjunto, quando for o caso, com a
instituição líder da distribuição, mediante formulário constante
do Anexo I da presente Instrução, devidamente preenchido,
acompanhado de:
I – modelo do boletim de subscrição ou instrumento
Ofício Interno 4 (1179341) SEI 19957.000001/2021-16 / pg. 7
equivalente;
II – comprovante de pagamento da taxa de fiscalização;
III – relatórios de agências classificadoras de risco atribuído aos
CRI observado o disposto no § 6º deste artigo;
IV- deliberação de emissão do CRI pelo órgão estatutariamente
competente, com indicação do valor mínimo de colocação e a
descrição dos procedimentos a serem adotados na ocorrência
de subsistir saldo não colocado;
V – minuta do anúncio de encerramento da distribuição ;
VI – comprovante de admissão à negociação em bolsa de
valores ou em entidade de mercado de balcão organizado; e,
VII - quando houver, contrato de distribuição pública e minutas
do anúncio de início de distribuição e do prospecto.
IV- deliberação de emissão do CRI pelo órgão
estatutariamente competente, com indicação do valor
mínimo de colocação e a descrição dos procedimentos a
serem adotados na ocorrência de subsistir saldo não
colocado;"
20. Com a alteração em questão, o referido artigo foi
completamente reescrito, com a exclusão dos incisos acima listados,
passando a prever que "O pedido de registro de oferta pública de
distribuição será apresentado à CVM pela instituição líder da
distribuição, ou pela companhia securitizadora, caso seja dispensada
a intermediação da oferta (art. 9º), mediante formulário elaborado
em conformidade com o Anexo I, e observará o disposto na
Instrução CVM nº 400, de 29 de dezembro de 2003, ressalvadas
as disposições desta Instrução", ou seja, com relação aos requisitos
sobre documentação geral de ofertas públicas, a Instrução CVM 414
passou a indicar que seja observada a Instrução CVM 400, que,
como vimos, já contém requisitos que preveem o envio da
documentação que antes era exigida também pela norma
específica, inclusive àquela referente à aprovação específica com
relação a cada emissão."
8. Diante do teor do Recurso, não verificamos novos elementos que nos
levassem a outro entendimento que não aquele exposto por meio do Relatório,
qual seja, que um ato deliberativo específico para cada emissão de CRI ou CRA é
exigível pela Instrução CVM 400, além de ser este o ato que determina as
características de cada emissão a ser realizada, tais como quantidade, preço,
montante, quantidade mínima, bem como deve descrever os procedimentos a
serem adotados em situações específicas, como no caso de distribuição parcial.
9. Nada obstante, cumpre mencionar alegação apresentada no Recurso
de que o Termo de Securitização, documento que formaliza a emissão dos CRI ou
CRA, seria suficiente para tratar dos requisitos que a regulamentação impõe no
que se refere às informações específicas de cada emissão.
10. Sobre tal alegação, ressalta-se que a despeito de o Termo de
Securitização de fato contar com as informações exigíveis para o ato que aprova a
emissão e a oferta, trata-se de documento que materializa a emissão dos CRI e
CRA e que, por esse motivo, é formalizado dias antes do registro da distribuição,
após concluído o procedimento de coleta de intenções de investimento, quando for
Ofício Interno 4 (1179341) SEI 19957.000001/2021-16 / pg. 8
o caso.
11. Dessa forma, nas ofertas em que há, por exemplo, a possibilidade de
distribuição parcial, cujo atingimento da quantidade mínima se verifica ao longo do
procedimento de coleta de intenções de investimento, o investidor estaria
tomando sua decisão sobre oferta parcial, nos termos do art. 31 da Instrução CVM
400 [2], com base em características ainda não devidamente formalizadas para a
oferta, trazendo insegurança jurídica para o processo.
12. E foi muito por conta disso, em nosso entendimento, que o art. 30 da
mesma Instrução vez constar que "O ato societário que deliberar sobre a oferta
pública deverá dispor sobre o tratamento a ser dado no caso de não haver a
distribuição total dos valores mobiliários previstos para a oferta pública ou a
captação do montante total previsto para a oferta pública, tendo como referência
a deliberação que fixar a quantidade final de valores mobiliários a serem ofertados
ou o montante final a ser captado com a oferta pública, especificando, se for o
caso, a quantidade mínima de valores mobiliários ou o montante mínimo de
recursos para os quais será mantida a oferta pública."
13. Assim, diante de todo o exposto, propomos a manutenção da Decisão
da SRE constante do Relatório, qual seja, que cada emissão específica de CRI e
CRA deve ser objeto de deliberação também específica, tomada pelos órgãos
societários competentes, não sendo suficiente haver uma deliberação ampla para
emissão dos referidos valores mobiliários quando objeto de oferta pública e a
formalização das características específicas de cada emissão, nesses casos,
unicamente por meio do Termo de Securitização.
IV. Conclusão
14. Por todo o acima exposto, propomos o encaminhamento do presente
recurso ao SGE, solicitando que o mesmo seja submetido ao Colegiado da CVM,
nos termos do inciso III da Deliberação CVM 463, com relatoria da GER-1/SRE,
sugerindo a manutenção do entendimento desta área técnica de que cada
emissão específica de CRI e CRA deve ser objeto de deliberação também
específica, tomada pelos órgãos societários competentes, não sendo suficiente
haver uma deliberação ampla para emissão dos referidos valores mobiliários
quando objeto de oferta pública.
Atenciosamente,
GUSTAVO LUCHESE UNFER RAUL DE CAMPOS CORDEIRO
Analista GER-1 Gerente de Registros - 1
Ao SGE, de acordo com a manifestação da GER-1.
Atenciosamente,
Ofício Interno 4 (1179341) SEI 19957.000001/2021-16 / pg. 9
LUIS MIGUEL R. SONO
Superintendente de Registro de Valores Mobiliários
Ciente.
À EXE, para providências exigíveis.
ANDREA ARAÚJO ALVES DE SOUZA
Superintendente Geral
(em exercício)
[1] http://www.cvm.gov.br/noticias/arquivos/2018/20181213-1.html
consultado em 04/01/2018 às 17:20.
[2] Instrução CVM 400
"Art. 31. Havendo a possibilidade de distribuição parcial, o investidor
poderá, no ato de aceitação, condicionar sua adesão a que haja distribuição:
I - da totalidade dos valores mobiliários ofertados; ou
II - de uma proporção ou quantidade mínima dos valores mobiliários
originalmente objeto da oferta, definida conforme critério do próprio investidor,
mas que não poderá ser inferior ao mínimo previsto pelo ofertante.
§1º No caso do inciso II deste artigo, o investidor deverá, no momento
da aceitação, indicar se, implementando-se a condição prevista, pretende receber
a totalidade dos valores mobiliários por ele subscritos ou quantidade equivalente à
proporção entre o número de valores mobiliários efetivamente distribuídos e o
número de valores mobiliários originalmente ofertados, presumindo-se, na falta da
manifestação, o interesse do investidor em receber a totalidade dos valores
mobiliários por ele subscritos.
§2º Para os fins deste artigo, entende-se como valores mobiliários
efetivamente distribuídos todos os valores mobiliários objeto de subscrição ou
aquisição, conforme o caso, inclusive aqueles sujeitos às condições previstas nos
incisos acima."
Documento assinado eletronicamente por Gustavo Luchese Unfer,
Analista, em 19/01/2021, às 15:59, com fundamento no art. 6º, § 1º, do
Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.
Documento assinado eletronicamente por Raul de Campos Cordeiro,
Gerente, em 19/01/2021, às 15:59, com fundamento no art. 6º, § 1º, do
Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.
Documento assinado eletronicamente por Luis Miguel Jacinto Mateus
Rodrigues Sono, Superintendente de Registro, em 19/01/2021, às
16:04, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de
outubro de 2015.
Ofício Interno 4 (1179341) SEI 19957.000001/2021-16 / pg. 10
Documento assinado eletronicamente por Andrea Araujo Alves de Souza,
Superintendente Geral Substituto, em 19/01/2021, às 20:48, com
fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.
A autenticidade do documento pode ser conferida no site
https://sei.cvm.gov.br/conferir_autenticidade, informando o código
verificador 1179341 e o código CRC F6AA3EEA.
This document's authenticity can be verified by accessing
https://sei.cvm.gov.br/conferir_autenticidade, and typing the "Código Verificador"
1179341 and the "Código CRC" F6AA3EEA.
Referência: Processo nº 19957.000001/2021-16 Documento SEI nº 1179341
Ofício Interno 4 (1179341) SEI 19957.000001/2021-16 / pg. 11
Transcrição automática do PDF oficial, para leitura e busca. Para citar, use o documento oficial: Manifestação da Área Técnica.